quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Futuro tenebroso - Comportamento humano será controlado por um chip implantado no cérebro

Um novo artigo da CNN prevê que em 75 anos as pessoas terão microchips implantados em seus cérebros o que permitirá o controle do comportamento por terceiros.

A história, intitulada Smartphone do futuro estará em seu cérebro, oferece um olhar satírico do transhumanismo e a ideia de humanos tornando-se ciborgue por possuírem dispositivos de comunicação implantados em seus corpos. Prevendo primeiramente a popularidade de smartphones usáveis (tal qual uma peça de roupa), já em produção pela Google, o artigo segue na previsão de como os seres humanos se comunicarão até o final do século.

“A tecnologia dará um salto enorme em 75 anos. Microchips poderão ser instalados no cérebro do usuário. A Apple, juntamente com outras empresas, fabricarão esses chips. Pensamentos se conectarão instantaneamente quando as pessoas discarem para chamar outras. Entretanto há uma desvantagem: “Anúncios” podem ocasionalmente controlar o comportamento do usuário devido a uma falha incorrigível. Se um usuário encontrar essa falha – probabilidade de 1 em 1 bilhão – cada informação que seu cérebro enviar será armazenada nos servidores dessas empresas para que possam “melhorar os serviços prestados aos clientes”.

O tom da reportagem da CNN é um pouco imatura, mas a noção de que os seres humanos vão se fundir com máquinas ao passo que a realização da singularidade tecnológica chega é compartilhada por praticamente todos os principais futuristas.

Na verdade, pessoas como o inventor e futurista Ray Kurzweil não acham que vamos ter que esperar 75 anos para ver smartphones implantados no cérebro. Ele vê isso acontecendo dentro de apenas 20 anos. Em seu livro The Age of Spiritual Machines (A Era das Máquina Esírituais), escrito em 1999, Kurzweil previu com sucesso a chegada do iPad, Kindle, iTunes, You Tube e serviços sob demanda como o Netflix.


Em 2019, Kurzweil prevê que os smartphones usáveis virão com todas força e que até 2029, computadores e celulares agora serão implantados nos olhos e nas orelhas das pessoas, criando uma "subclasse humana", vista como atrasada e improdutiva por não se sujeitar à singularidade.

Embora a reportagem da CNN sequer preveja chips cerebrais implantáveis até ao final do século, as previsões de Kurzweil estão muito à frente disso. Segundo ele, até 2099, o planeta inteiro será controlado por sistemas de computadores artificialmente inteligentes, mais espertos do que toda a raça humana - semelhante ao sistema Skynet, da série Terminator. Os seres humanos que resistirem em tornar-se ciborgues parciais serão marginalizados da sociedade.

"Mesmo entre aquelas inteligências humanas que ainda usem neurônios à base de carbono, haverá o uso generalizado da tecnologia de implante neural, o que proporcionará aumento enorme das habilidades humanas em termos de percepção e cognição. Os seres humanos que não utilizarem tais implantes não serão capazes de participar de forma significativa nos diálogos com aqueles que o fizerem ", escreve Kurzweil.

As previsões de Kurzweil são difundidas pela Bill Joy Sun Microsystems, que em um artigo escrito em 2000 e publicado na revista Wired Magazine intitulado “Por Que o Futuro Não Necessita de Nós”, prevendo que os avanços tecnológicos na robótica tornaria a maioria dos seres humanos obsoleta. Como resultado a elite "pode simplesmente decidir exterminar a massa da humanidade", escreveu Joy.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Não a Nova Ordem Mundial Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates

Subir Bajar