sábado, 8 de setembro de 2012

A Mídia programa sua mente



Os meios de comunicação são as ferramentas mais poderosas usadas pela classe dominante para manipular as massas. Ela molda moldes de opiniões e atitudes, e define o que é normal e aceitável. Este artigo analisa o funcionamento dos meios de comunicação através das teorias de seus maiores pensadores, a sua estrutura de poder e as técnicas que utiliza, a fim de compreender o seu verdadeiro papel na sociedade.

A maioria dos artigos deste site discute o simbolismo oculto encontrado em objetos de cultura popular. A partir destes artigos surgem muitas perguntas relacionadas com a finalidade dos símbolos e as motivações daqueles que colocá-los lá, mas é impossível para mim dar respostas satisfatórias a estas perguntas sem mencionar muitos outros conceitos e fatos. 

Eu, portanto, decidi escrever este artigo para suprir a fundamentação teórica e metodológica das análises apresentadas neste site, bem como introduzir os estudiosos do campo principal de comunicação de massa. Algumas pessoas lêem meus artigos e acham que estou dizendo: "Lady Gaga quer controlar nossas mentes". Isso não é o caso. Ela é apenas uma pequena parte do gigantesco sistema que é a mídia de massa.

Programação Através da Mídia


Os meios de comunicação são formas de mídia projetadas para atingir o maior público possível. Eles incluem televisão, cinema, rádio, jornais, revistas, livros, discos, jogos de vídeo e internet. Muitos estudos têm sido realizados no século passado para medir os efeitos da mídia sobre a população, a fim de descobrir as melhores técnicas para influenciá-la. Desses estudos surgiu a ciência das Comunicações, que é usado em marketing, relações públicas e da política. A comunicação de massa é uma ferramenta necessária a garantir a funcionalidade de uma grande democracia, é também uma ferramenta necessária para uma ditadura. Tudo depende do seu uso.

No prefácio de Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, ele pinta um retrato bastante sombrio da sociedade. Ele acredita que ela é controlada por uma "força impessoal", uma elite dominante, que manipula a população que utiliza vários métodos.Forças impessoais sobre as quais temos quase nenhum controle parecem estar a empurrar-nos a todos na direção do pesadelo “Brave New Worldian”, e isso está sendo impessoal, empurrando conscientemente acelerado por representantes de organizações comerciais e políticos que tenham desenvolvido uma série de novas técnicas de manipulação, no interesse de alguma minoria, os pensamentos e sentimentos das massas.

Sua perspectiva sombria não é uma simples hipótese ou um delírio paranóico. É um fato documentado, presente em estudos mais importantes do mundo na mídia de massa. Aqui estão algumas delas:

Pensadores da Elite

Walter Lippmann
Walter Lippmann, um intelectual norte-americano, escritor e duas vezes vencedor do prêmio Pulitzer trouxe um dos primeiros trabalhos sobre a utilização dos meios de comunicação de massa nos Estados Unidos. No Opinião Pública (1922), Lippmann faz a relação das massas com um animal grande ou um rebanho confuso que precisava ser guiado por uma classe governante. 

Ele descreveu a elite dominante como uma "classe especializada, cujos interesses vão além da localidade." Esta classe é composta por peritos, especialistas e burocratas. Segundo Lippmann, os peritos, que muitas vezes são referidos como "elites", são um mecanismo de conhecimento que contorna o defeito primário da democracia, o ideal impossível do cidadão "onicompetente." O atropelamento ruge no "rebanho desnorteado" e tem a sua função: ser "o espectador interessado de ação", ou seja, não participantes. A participação é o direito do "homem responsável", que não é o cidadão comum.

Meios de comunicação e propaganda são, portanto, ferramentas que devem ser utilizadas pela elite para dominar o público, sem coerção física. Um conceito importante apresentado por Lippmann é a "fabricação do consentimento", que é, em suma, a manipulação da opinião pública para aceitar a agenda da elite. É opinião de Lippmann que o público não está qualificado para raciocinar e decidir sobre questões importantes. Portanto, é importante para a elite decidir "para seu próprio bem" e, em seguida, vender as decisões para as massas.

Que a fabricação de consentimento é capaz de grandes requintes ninguém, penso eu, nega. O processo pelo qual a opinião pública surge certamente não é menos complicado do que tem aparecido nestas páginas, e as possibilidades de manipulação aberta a qualquer pessoa que entenda o processo é bastante clara. Como resultado da pesquisa psicológica, juntamente com os meios modernos de comunicação, a prática da democracia virou uma esquina. Uma revolução está ocorrendo, infinitamente mais importante do que qualquer deslocamento do poder econômico. Sob o impacto da propaganda, não necessariamente o significado sinistro da palavra sozinho, as constantes antigas do nosso pensamento tornaram-se, variáveis. 

Não é mais possível, por exemplo, a acreditar no dogma original da democracia, que os conhecimentos necessários para a gestão dos assuntos humanos surge espontaneamente do coração humano. Quando agimos de acordo com essa teoria nos expomos ao auto-engano, e às formas de persuasão que não se pode verificar. Tem sido demonstrado que não podemos confiar na intuição, de consciência, ou os acidentes de parecer casual, se estamos a lidar com o mundo além do nosso alcance.ParecerWalter Lippmann, Public

Pode ser interessante notar que Lippmann é um dos fundadores do Council on Foreign Relations (CFR), umaa das políticas estrangeiras mais influentes do mundo. Esse fato deve lhe dar uma pequena dica do estado de espírito da elite sobre a utilização dos meios de comunicação.

O poder político e econômico nos Estados Unidos está concentrado nas mãos de uma elite que controla a maioria de nós, baseado em empresas multinacionais, principais meios de comunicação, as fundações mais influentes, as principais universidades particulares e utilitários mais público. Fundada em 1921, o Conselho de Relações Exteriores é o elo fundamental entre as grandes corporações e do governo federal. Tem sido chamado de uma "escola de estadistas" e chega perto de ser um órgão de que C. Wright Mills chamou de a elite do poder (um grupo de homens, semelhante em juros e perspectivas de moldar os eventos e posições invulneráveis nos bastidores. A criação das Nações Unidas foi um projeto do Conselho, bem como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial).

Alguns dos atuais membros do CFR incluem David Rockefeller, Dick Cheney, Barack Obama, Hilary Clinton, a mega-igreja do pastor Rick Warren e os CEOs das grandes corporações, como CBS, Nike, Coca-Cola e Visa.

Carl Jung
Carl Jung é o fundador da psicologia analítica (também conhecido como uma psicologia junguiana), que enfatiza a compreensão do psiquismo, explorando os sonhos, arte, mitologia, religião, símbolos e filosofia. O terapeuta suíço está na origem de muitos conceitos psicológicos utilizados hoje, como o arquétipo, do complexo, a persona, o introvertido / extrovertido e sincronicidade. Ele foi fortemente influenciado pelo contexto oculto de sua família. Carl Gustav, seu avô, foi um maçom ávido (ele era Grão-Mestre) e Jung se descobriu que alguns dos seus antepassados eram Rosacruzes. Isso poderia explicar seu grande interesse em filosofia oriental e ocidental, a alquimia, astrologia e simbolismo. Um de seus mais importantes (e mal) conceitos foi o Inconsciente Coletivo.

A minha tese, então, é a seguinte: Além da nossa consciência imediata, que é de natureza totalmente pessoal e que acreditamos ser a psique só empírica (mesmo que alinhada no inconsciente pessoal como um apêndice), existe um segundo sistema psíquico de natureza coletiva, universal e impessoal, que é idêntico em todos os indivíduos. Este inconsciente coletivo não se desenvolve individualmente, mas é herdado. É constituído de formas pré-existentes, os arquétipos, que só pode tornar-se consciente e secundariamente, que pode dar a forma definitiva a determinados conteúdos psíquicos.Carl Jung, o conceito de inconsciente coletivo

O inconsciente coletivo transparece através da existência de símbolos e figuras mitológicas similares em diferentes civilizações. símbolos arquetípicos parecem ser incorporados em nosso inconsciente coletivo, e, quando expostas a eles, que demonstram atração natural e fascínio. Símbolos ocultistas podem, portanto, exercer um grande impacto sobre as pessoas, mesmo que muitas pessoas nunca se apresentaram pessoalmente ao significado esotérico do símbolo. Alguns pensadores de comunicação social, tais como Edward Bernays D., encontrou nesse conceito uma ótima maneira de manipular o inconsciente pessoal e coletivo do público.

1955 Time Magazine cobrir com Carl Jung. Parece um pouco como Avatar, não é?
Edward Bernays

Edward Bernays é considerado o "pai das relações públicas" e os conceitos utilizados, descobertos por seu tio Sigmund Freud para manipular o público com o subconsciente. Ele partilhou da opinião de Walter Lippmann da população geral, considerando-o irracional e sem prejuízo do instinto gregário. Na sua opinião, as massas precisam ser manipuladas por um governo invisível para assegurar a sobrevivência da democracia.

A manipulação consciente e inteligente dos hábitos organizados e opiniões das massas é um elemento importante na sociedade democrática. Aqueles que manipulam este mecanismo oculto da sociedade constituem um governo invisível que é o verdadeiro poder do nosso país.

Nós somos governados, nossas mentes são moldadas, nossos gostos formados, nossas idéias são, em grande parte, feitas por homens que nós nunca ouvimos falar. Este é um resultado lógico do modo em que a nossa sociedade democrática é organizada. Um vasto número de seres humanos devem colaborar desta forma para que possam viver juntos como uma sociedade do bom funcionamento.Nossos governantes invisíveis são, em muitos casos, desconhecidos de suas identidades dos seus colegas no gabinete interior.Edward Bernays, Propaganda

Campanhas de marketing pioneiras como Bernay alteraram profundamente o funcionamento da sociedade norte-americana. Ele basicamente criou o "consumismo" por criar uma cultura onde os americanos compravam por prazer em vez de comprar por sobrevivência. Por esse motivo, ele foi considerado pela revista Life um dos 100 norte-americanos mais influentes do século 20.

Harold Lasswell

Em 1939-1940, a Universidade de Chicago foi anfitriã de uma série de seminários sobre segredo das comunicações. Estes grupos de reflexão foram financiados pela Fundação Rockefeller e envolveu os pesquisadores mais proeminentes nos campos da comunicação e estudos sociológicos. Um desses estudiosos foi Harold Lasswell, um cientista político e teórico da comunicação, especializando-se na análise da propaganda. Ele também foi da opinião de que uma democracia, um governo governado pelo povo, não poderia se sustentar sem uma elite especializada moldar e moldar a opinião pública através da propaganda.

Em sua “Enciclopédia das Ciências Sociais”, Lasswell explicou que quando as elites não têm a força necessária para obrigar a obediência, os gestores sociais devem se voltar para uma "técnica totalmente nova de controle, principalmente através da propaganda". Ele acrescentou que a justificação convencional: temos de reconhecer o "ignorância e (estupidez) ... as massas e não sucumbir aos dogmatismos democráticos sobre os homens serem os melhores juízes de seus próprios interesses".

Lasswell estudou extensivamente o campo de análise de conteúdo, a fim de compreender a eficácia de diferentes tipos de propaganda. Conteúdos em seu ensaio de comunicação, Lasswell explicou que, a fim de compreender o significado de uma mensagem (ou seja, um filme, um discurso, um livro, etc.), deve-se levar em conta a freqüência com que alguns símbolos aparecem na mensagem , a direção na qual os símbolos tentam convencer a opinião do público, e a intensidade dos símbolos usados.

- Lasswell era famoso por seu modelo de análise de mídia com base em:


Que (diz); que (a); quem (nos); Qual canal (com); Que efeito

Por este modelo, Lasswell indica que, a fim de analisar corretamente um produto da mídia, é preciso olhar para quem produziu o produto (o povo que ordenou a sua criação), que era destinado (o público-alvo) e quais foram os efeitos desejados de este produto (informar, convencer, vender, etc.) sobre a platéia.Usando um vídeo da Rihanna como exemplo, a análise seria a seguinte: OMS produziu: Vivendi Universal, O QUE: a artista pop Rihanna, a quem: os consumidores com idades entre 9 e 25, o CANAL: videoclipe; e qual o efeito: sua música, sua imagem e sua mensagem.

O termo "Illuminati" é freqüentemente usado para descrever esse grupo de elite pequena que secretamente faz decisão do povo. Embora o termo soa bastante caricaturado e conspirador, que descreve adequadamente as afinidades da elite com sociedades secretas e conhecimento oculto. No entanto, eu pessoalmente detesto usar o termo teoria da conspiração para descrever o que está acontecendo nos meios de comunicação de massa. Se todos os fatos sobre a natureza elitista da indústria estão prontamente disponíveis ao público, pode ainda ser considerada uma teoria da conspiração?

Costumava haver uma variedade de pontos de vista, idéias e opiniões na cultura popular. A consolidação das empresas de mídia, no entanto, produziu uma padronização da indústria cultural. Já se perguntou por que todas as músicas recentes soam a mesma coisa e todos os filmes recentes têm a mesma aparência? A seguinte é parte da resposta:

Propriedades na Mídia


Como representado no gráfico acima, o número de empresas que possuem a maioria dos meios de comunicação E.U. foi de 50-5 em menos de 20 anos. Aqui estão as corporações que evoluem ao redor do mundo e os bens que possuem.

Uma lista das propriedades controladas pela AOL Time Warner tem dez páginas digitadas de anúncios de empresas distintas e 292 filiais. Destes, 22 são joint-ventures com outras grandes corporações envolvidas em diferentes graus com as operações de mídia. Estes parceiros incluem 3Com, eBay, Hewlett-Packard, Citigroup, Ticketmaster, American Express, Homestore, Sony, Viva, Bertelsmann, Polygram, e Amazon.com. 

Algumas das propriedades mais familiares e plenas propriedades da Time Warner Book incluem a Month Club, Little, Brown editores, HBO, com seus sete canais, CNN, sete canais especializados e de língua estrangeira; Road Runner, Warner Brothers Studios; Weight Watchers, Popular Science e cinqüenta e duas gravadoras diferentes.Bagdikan Ben, The New Media Monopoly

AOL Time Warner possui


  • 64 revistas, como Time, Life, People, revista MAD e DC Comics
  • A Warner Bros, New Line e Fine Line Features no cinema
  • Mais de 40 músicas, incluindo Warner Bros, Elektra e Atlantic
  • Muitas redes de televisão como a WB Networks, HBO, Cinemax, TNT, Cartoon Network e CNN
  • Madonna, Sean Paul, The White Stripes

Viacom possui


  • CBS, MTV, MTV2, UPN, VH1, Showtime, Nickelodeon, Comedy Central, TNN, a CMT e BET 
  • Paramount Pictures, Nickelodeon, MTV Films
  • Videos Blockbuster
  •  Nos cinemas e jogadores famosos

  •  
    As propriedades da Disney de uma equipe de hóquei chamado The Mighty Ducks de Anaheim não começa a descrever a vastidão desse reino. Hollywood ainda é o coração simbólico, com oito estúdios de produção e distribuidores: Walt Disney Pictures, Touchstone Pictures, Miramax, Buena Vista Home Video, Buena Vista Home Entertainment, Buena Vista International, Hollywood Pictures, e Caravan Pictures.

    Walt Disney Company controla oito marcas de livro em casa, como Walt Disney Company Book Publishing e ABC Publishing Group; a ABC Television Network, com dez estações de propriedade e operados própria, incluindo os cinco principais mercados; trinta estações de rádio, incluindo todos os principais mercados, canais a cabo, incluindo Disney, ESPN (conjuntamente), A & E e History Channel, treze canais de difusão internacional de alongamento da Austrália para o Brasil, sete unidades de produção e de esportes em todo o mundo e sites da Internet, incluindo o ABC grupo, ESPN.sportszone, NFL.com, NBAZ.com e NASCAR.com. Seus cinco grupos musicais incluem o Buena Vista, Lyric Street, e os rótulos Walt Disney, e produções de teatro ao vivo que cresce fora dos filmes; O Rei Leão, A Bela ea Fera e O Rei Davi.

    A Walt Disney Company possui


    • Disney Channel, ABC, ESPN, A & E, History Channel,Walt Disney Pictures, Touchstone Pictures, Hollywood Pictures, Miramax Film Corp, e Buena Vista International
    • Miley Cyrus / Hannah Montana, Selena Gomez, Jonas Brothers

    Vivendi Universal possui


    • 27% das vendas de música E.U., rótulos incluem: Interscope Records, Geffen, A & M, Island, Def Jam, MCA, Mercury, Motown e Universal
    •  Universal Studios, Studio Canal, Filmes Polygram, Canal 
    • Inúmeros sites de internet e empresas de telefonia celular
    •  Lady Gaga, The Black Eyed Peas, Lil Wayne, Rihanna, Mariah Carey, Jay-Z

    Sony possui


    • Columbia Pictures, Screen Gems, da Sony Pictures Classics
    •  15% das vendas nos E.U. na música, rótulos incluem a Columbia, Epic, Sony, Arista, Jive Records e RCA
    •  Beyoncé, Shakira, Michael Jackson, Alicia Keys, Christina Aguilera

    Um número limitado de agentes da indústria cultural, uma quantidade limitada de pontos de vista e idéias que fazem sua maneira ao público em geral. Isso também significa que uma única mensagem pode facilmente saturar todas as formas de mídia para gerar consentimento (ou seja, "há armas de destruição em massa no Iraque").

    A Padronização do Pensamento Humano


    A fusão das empresas de comunicação nas últimas décadas gerou uma pequena oligarquia dos conglomerados de mídia. A TV mostra o que seguimos, a música que ouvimos, os filmes que assistimos e lemos os jornais que são produzidos por cinco empresas. Os proprietários desses conglomerados têm laços estreitos com a elite do mundo e, em muitos aspectos, eles são a elite. Por possuir todos os canais de escoamento, tendo potencial para atingir as massas, esses conglomerados têm o poder de criar na mente das pessoas uma visão de mundo única e coesa, gerando uma padronização "do pensamento humano".

    Mesmo os movimentos ou estilos que são considerados marginais são, na verdade, extensões do pensamento mainstream. Meios de comunicação de massa produzem seus próprios rebeldes que definitivamente olham para o lado, mas ainda são parte do estabelecimento e não pergunta nada. Artistas, criações e idéias que não cabem a maneira dominante de pensar são impiedosamente excluídos e esquecidos pelos conglomerados, o que torna praticamente desaparecido a partir da própria sociedade. No entanto, as idéias que são consideradas válidas e desejáveis para serem aceitos pela sociedade são habilmente comercializadas para as massas, a fim de torná-los tornar-se norma auto-evidente.

    Em 1928, Edward Bernays já viu o potencial imenso de filmes para padronizar o pensamento:

    O cinema americano é a maior transportadora inconsciente de propaganda no mundo de hoje. É um grande distribuidor de idéias e opiniões. O filme pode padronizar as idéias e os hábitos de uma nação. Porque as imagens são feitas para atender às demandas do mercado, que refletem, enfatizam até exagerar as amplas tendências populares, ao invés de estimular novas idéias e opiniões. O filme aproveita apenas de idéias e fatos que estão em voga. Como o jornal pretende com a notícia, ele pretende com entretenimento. Edward Bernays, Propaganda

    Esses fatos foram classificados como perigos para a liberdade humana na década de 1930 pelos pensadores da escola de Frankfurt, como Theodor Adorno e Herbert Marcuse. Eles identificaram três principais problemas relacionados com a indústria cultural. A indústria pode:

    1. Reduzir os seres humanos ao estado de massa, impedindo o desenvolvimento dos indivíduos emancipados, que são capazes de tomar decisões racionais;

    2. Substituir a unidade legítima para a autonomia e auto-conhecimento pela preguiça segura de conformismo e passividade.

    3. Validar a idéia de que os homens realmente procuram fugir do mundo absurdo e cruel em que vivem por perder-se em um estado hipnótico de auto-satisfação.

    A noção de escapismo é ainda mais relevante hoje, com o advento dos jogos de vídeo online, filmes 3D e home theaters. As massas, constantemente estão à procura de entretenimento, vai recorrer a produtos de alto orçamento que só podem ser produzidos pelas maiores corporações de mídia do mundo. Estes produtos contêm mensagens cuidadosamente calculadas e símbolos que não são nada mais e nada menos do que propaganda divertida. O público foi treinado para AMAR sua propaganda na medida em que ele gasta o seu dinheiro suado para ser exposto a ele. As propagandas (usada em políticas, culturais e comerciais) não é mais a forma de comunicação coerciva ou autoritária encontrada em ditadura, tornou-se sinônimo de diversão e prazer.

    No que diz respeito à propaganda, os defensores iniciais da alfabetização universal e a liberdade de imprensa prevista apenas duas possibilidades: a propaganda pode ser verdade, ou ele pode ser falsa. Eles não prevêem o que de fato aconteceu, sobretudo na nossa democracia ocidental capitalista, o desenvolvimento de uma vasta indústria de comunicação de massa, em causa a principal, nem com o verdadeiro nem falso, mas com o irreal, a mais ou menos totalmente irrelevante . Em uma palavra, eles não conseguiram levar em conta o homem do apetite com quase infinita distrações.Aldous Huxley, prefácio de Um Admirável Mundo Novo

    A única peça de mídia muitas vezes não tem um efeito duradouro sobre a psique humana. Os meios de comunicação social, no entanto, pela sua natureza onipresente, cria um ambiente de vida que evoluem em uma base diária. Ele define a norma e que exclui o indesejável. Da mesma forma que os cavalos usam antolhos de transporte para que eles só podem ver o que está bem na frente deles, as massas só podem ver para onde eles deveriam ir.

    É o surgimento da mídia de massa que possibilita o uso de técnicas de propaganda em escala social. A orquestração da imprensa, rádio e televisão para criar um processo contínuo, duradouro, torna o ambiente de total influência da propaganda praticamente despercebido, precisamente, porque cria um ambiente de constante. A mídia fornece a ligação essencial entre o indivíduo e as demandas da sociedade tecnológica.Jacques Ellul

    Uma das razões da mídia de massa estar em êxito nas influências da sociedade é devida à extensa pesquisa em ciências cognitivas e da natureza humana que tem sido aplicado a ele.

    Dessensibilização


    No passado, quando as mudanças eram impostas à população, eles tomariam as ruas, protestariam e haveria até revolta. O principal motivo para este choque se deveu ao fato de que a mudança foi claramente anunciada pelos governantes e compreendido pela população. Foi súbito e seus efeitos podem ser claramente analisados e avaliados. Hoje, quando a elite precisa que uma parte de sua agenda seja aceita pelo público, é feito através de dessensibilização. A agenda, que pode ir contra os melhores interesses públicos, é lento, gradual e repetidamente apresentado ao mundo através de filmes (envolvendo-lo dentro do lote), vídeos de música (que torná-lo legal e sexy), ou a notícia (que apresentá-lo como uma solução para os problemas de hoje). Após vários anos de exposição às massas, uma agenda particular, a elite abertamente apresenta o conceito do mundo e, devido à programação mental, é recebida com indiferença geral e é aceita passivamente. Esta técnica origina da psicoterapia.

    As técnicas de psicoterapia, amplamente praticadas e aceitas como um meio de curar distúrbios psicológicos, são também métodos de controlar as pessoas. Eles podem ser usadas sistematicamente para influenciar atitudes e comportamentos. Dessensibilização sistemática é um método utilizado para dissolver a ansiedade do paciente para que o público não seja mais perturbado por um medo específico, o medo da violência, por exemplo. As pessoas se adaptam a situações assustadoras se forem expostas a eles o suficiente.

    A programação preditiva é freqüentemente encontrada no gênero ficção científica. Apresenta uma imagem específica do futuro (o que é desejado pela elite) e, finalmente, torna-se na mente dos homens uma inevitabilidade. Uma década atrás, o público estava sendo insensível à guerra contra o mundo árabe. Hoje, a população está sendo gradualmente exposta a existência de controle da mente, do transhumanismo e de uma elite Illuminati. Emergindo das sombras, esses conceitos estão hoje em toda a cultura popular. Isto é o que Alice Bailey descreve como a externalização "da hierarquia": os governantes ocultos lentamente revelando-se.

    Conclusão


    Neste artigo analisamos os principais pensadores no campo dos meios de comunicação, estrutura de poder da mídia e das técnicas utilizadas para manipular as massas. Creio que esta informação é vital para a compreensão do "porquê" dos temas serem discutidos aqui no A Indústria Satânica Exposta. A população em massa "versus" classe dominante descrita em vários artigos, não é uma teoria da conspiração (novamente, eu odeio esse termo), mas uma realidade que tem sido claramente vista nas obras de alguns dos homens do século 20 mais influentes.

    Lippmann, Bernays e Lasswell, todos declararam que o público não está apto a decidir seu próprio destino, que é o objetivo inerente à democracia. Em vez disso, apelou a uma criptocracia, um governo oculto, uma classe dirigente no comando do rebanho "confusos". Como as suas idéias continuam a ser aplicadas para a sociedade, é cada vez mais evidente que uma população ignorante não é um obstáculo que os governantes devem tratar. É algo que é desejável e, de fato, necessário, para garantir a liderança total. Uma população ignorante não sabe os seus direitos, não busca uma maior compreensão das questões e autoridades. Ele simplesmente segue as tendências. A cultura popular serve para a ignorância, e alimenta continuamente servindo de entretenimento ao cérebro, colocando celebridades para ser idolatradas. Alguns perguntam se a como parar isso, o começo seria você tomar alguma atitude, não só com a sociedade, mas com você.

    "Se uma nação espera ser ignorante e livre, espera-se que nunca foi e nunca será." Thomas Jefferson



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