sexta-feira, 20 de julho de 2012

O verdadeiro simbolismo da bandeira do Brasil e sua relação com a Maçonaria


O Maior simbolo nacional Brasileiro, a bandeira da Republica Federativa do Brasil, uma das bandeiras mais exuberantes segundo muitos, é um dever cívico de todo brasileiro conhecer o maior simbolo nacional, seu significado e sua origem. O que é ensinado aos brasileirinhos nas salas de aulas do país por professores devidamente "catequizados" é uma romantismo ingenuo que é tomado por verdade indubitável mais que não condiz com a realidade dos fatos. Nossos queridos professores se esforçaram para nos ensinar no nosso primeiro grau o simbolismo da nossa bandeira, que é passado assim :



Verde - Simboliza as florestas brasileiras
O Amarelo - Simboliza o ouro brasileiro
Azul - O azul do céu
As Estrelas - Representam os estados a união

Muito romântico, mais esse não é o real significado da bandeira brasileira, o real significado é bem mais complexo e faz referencias a corte portuguesa e suas origens. A bandeira brasileira nem sempre foi como é agora, no primeiro e segundo império ela tinha em seu centro o brasão das armas portuguesa ao invés do globo azul com a faixa branca e a inscrição "Ordem e Progresso".



Bandeira Brasileira do primeiro e segundo império

Vamos agora ao real significado da nossa bandeira, que faz uma referencia a D. Pedro I sua esposa D. Maria Leopoldina, e ao positivismo de Auguste Comte.

O Verde

O verde em nossa bandeira não faz referência as florestas como ingenuamente se pensa, o verde simboliza a Casa de Bragança, fundada em 1442 por D. Afonso I, da qual fazia parte D. Pedro I, o verde faz referencia ao Brasão pessoal de Pedro II  Rei de Portugal.


Brasão Pessoal de Pedro II de Portugal 


Brasão da Casa de Bragança 

O Amarelo

O Losango amarelo não tem nada haver com o ouro brasileiro, o losango faz referencia a mulher, esposa, irmã, o amarelo foi uma homenagem a Casa de Habsburgo - Lorena na Áustria, da qual D. Maria Leopoldina fazia parte, D. Maria Leopoldina era filha de Francisco I da Austria .


Brasão de um Imperador Habsburgo


Bandeira da Monarquia de Habsburgo

O Azul

O Globo azul com estrelas só foi incorporado em 1889 depois da proclamação da republica, as estrelas simbolizam os estados e sua posição corresponde a data da proclamação da republica, o lema "Ordem e Progresso" em letras verdes foi retirado da famosa máxima positivista "O AMOR POR PRINCIPIO. A ORDEM POR BASE E O PROGRESSO POR FIM". Essa legenda é do famoso filosofo e matemático francês Augusto Conte, o criador do positivismo.


Ligação do D.Pedro I com a maçonaria :

D. Pedro I foi iniciado na maçonaria na nona sessão do Grande Oriente do Brasil, datada de 02 de agosto de 1822  e foi proposto pelo Grão-Mestre José Bonifácio de Andrada e Silva. (Referencia: Maçonaria, sociabilidade ilustrada & independência do Brasil, 1790-1822 Por Alexandre Mansur Barata, página 232)

Veja o livro neste link abaixo :

CLICK AQUI PARA ACESSAR

Como podem ver a bandeira brasileira faz referencia uma grande loja maçom, a casa de Habsburgo, e também a própria casa de Bragança que passou a ter membros maçons com a entrada de D. Pedro I para a maçonaria em 1822. Esse é o verdadeiro simbolismo da bandeira brasileira, pesquisem mais sobre o assunto, informem-se e libertem-se !!!


Fonte : Apocalink

0 comentários:

Postar um comentário

 

Não a Nova Ordem Mundial Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates

Subir Bajar