domingo, 17 de junho de 2012

A alienação provocada pela televisão


Há tempos que a televisão não é mais só uma forma de diversão, pois atualmente as pessoas não assistem TV apenas quando estão com tempo livre, na verdade muitas pessoas deixam de fazer algumas atividades para ficarem horas na frente da televisão. 

Este meio de comunicação é muito presente e tenta passar a ilusão de que está divertindo, educando e informando, mas acaba propositalmente, coordenando o pensamento de milhares de pessoas. Na verdade o que a TV faz é alienar, individualizar as pessoas e encher o bolso dos anunciantes e donos de emissoras de dinheiro.



Uma das funções da televisão é manter a população passiva diante de situações que os cidadãos deveriam se rebelar. Outro ponto importante a ser destacado é que a televisão sempre mostra as revoltas populares e os movimentos sociais como coisas ruins que só são feitas por pessoas baderneiras e que estão descontroladas, colocando a população contra as lutas coletivas. Isso se dá por que a TV e a mídia, são um dos braços do capitalismo e as revoltas e manifestações, muitas vezes, vão contra os interesses dos que controlam esse sistema, como a TV está do lado dos capitalistas, qualquer manifestação contrária a lógica do capital é logo mostrada como uma coisa negativa.






Na televisão sempre vemos pessoas bonitas, brancas e ricas como as que são bem sucedidas, criando-se assim, um padrão de ser humano a ser seguido. Os programas de TV também estão sempre mostrando as coisas que estão ligadas aos aspectos mais fúteis da vida, levando os telespectadores a focarem sua atenção em bobagens e não refletirem sobre sua realidade, sobre, por exemplo, a opressão que sofrem do governo ou da própria mídia.


são passados sensacionalismos, diversão sem conteúdos e sem profundidades. São veiculados entretenimentos que sucumbem às formas legítimas de arte, de cultura e destroem o conhecimento e o desenvolvimento intelectual das pessoas. Pois a ideologia tira a crítica dos indivíduos levando-os a um estado de comodismo e passividade. 



0 comentários:

Postar um comentário

 

Não a Nova Ordem Mundial Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates

Subir Bajar